Search This Blog

Saturday, April 4, 2009

INDONÉSIA

Domingo dia 30 de março chegamos na tão esperada Komodo Island na Indonesia. Conhecida pelos "Dragões de Komodo",lagartos gigantes e carnívoros, só é possível andar pela ilha escoltado pelos rangers locais. Foram organizados 6 grupos de 25 tripulantes, cada um com 3 rangers, para fazer uma tour de 2 horas. Após 20min. de trilha chegamos numa área cercada,mas com 0% de proteção, com 4 dragões de +ou- 2mt. de comprimento. Foi pedido pra não fazer muito barulho e não tirar foto com flash, além do que fomos avisados antes para não levar nenhum tipo de comida e mulheres que estivessem no ciclo menstrual não fossem, pois os dragões tem um olfato apuradíssimo para carne e sangue. Após o tenso mas tranqüilo encontro, continuamos na trilha até o topo de uma das montanhas. Descemos por outra trilha até chegar numa área onde tinha um pequeno restaurante,uma lojinha de souvenirs e umas barracas com artesanato local, onde os vendedores locais imploram pra comprar alguma coisa. O engraçado foi os caras me pedindo pra tirar foto com eles. Não posso deixar de mencionar o pit -stop para beber uma cerveja, Bintang.

Dia 31/03 chegamos na ilha de Bali, Indonesia. Paramos em Padang Bai,mas tirando alguns bares interessantes e pequenas lojas de souvenir, é irritante a quantidade de gente em cima de você querendo vender algo ou oferecendo excursões. Peguei uma pequena van onde o motorista me levou a Klungkung,onde fui na Kerta Gosa Royal Court e demos uma volta pela área. Na volta paramos no Goa Lawah Temple,onde tem uma caverna com mais de 1.000 morcegos e por volta das 18h é quando eles começam a acordar, foi justamente a hora que estava lá. Bali tem +ou- 10 vulcões e 20 templos conhecidos, e mais vários outros menores, nessa tour passamos por alguns destes. Antes de voltar ainda fui na bela região de Candidasa, onde tem a Candi Dasa beach, resorts,varios restaurantes alucinantes e lojas com produtos locais.

Quinta-feira 2 de abril estive em Java,outra ilha da Indonésia. Chegamos em Semarang e fizemos uma tour das 7h às 15h, fomos para Magelang onde visitamos o Temple of Borobudur,o maior monumento budista em existência. Fomos em um grupo de +ou- 30 pessoas, alugamos 2 micro-ônibus e pegamos quase 2 1/2h de estrada. Na tour estava incluído uma parada na cafeteria Eva para tomarmos o legítimo café de Java e um almoço no BS Resto, culinária local. Na Indonesia, a diferença social é muito grande e a economia é muito ruin. Tanto em Bali quanto em Java passei por lugares de muita pobreza, lixo nas ruas e pessoas implorando pra comprar alguma coisa, ao ponto do preço de um quadro cair de Rp 560.000 para Rp 168.000 (U$50 para U$15), a mulherada fez a festa, pois é tudo muito barato. E ao mesmo tempo passei por lugares com casas maravilhosas,ruas limpas e carros de luxo pelas ruas.O Templo de Borobudur e todo o jardim ao redor é um lugar incrível, e só em saber que é do século IX o torna mais incrível ainda.

2 comments:

Sabrina Evangelista Medeiros said...

Amei o relato. Que sensível! Dessas bandas sempre relato a pobreza do Timor-Leste, porque lá teve missão de paz com participação do Brasil. Mas achei que isso era, em parte, mais comum em terras de antiga colonização portuguesa.
Eu adoraria que postasse as fotos (menos a dos morcegos, ok?)
bj saudoso, dos amigos,
Sabrina, Elmo e Miguel

Unknown said...

MUITO bom! Adoraria estar em Komodo também. Aliás, eu deveria ter sido Biólogo. Meu fascínio pela natureza (em especial a fauna) é muito grande.

Saudade, bro!