Search This Blog

Saturday, April 18, 2009

PHILIPPINES

Estava programado para chegarmos no dia 14 de abril, mas por causa de uma emergência médica, chegamos em Puerto Princesa na segunda-feira dia 13 às 21h, ou seja, ganhamos um overnight inesperado. Depois do último show saímos por volta das 23:30h e fomos pro bar do Asturias Hotel onde estava rolando show de uma banda local e depois abriu a pista pra boite. O bar não estava esperando tanta gente, éramos em torno de 60 e lotamos o bar! Hora de provar a cerveja local, Red Horse. As 2 primeiras estavam geladas, boa cerva e forte(6,9%), mas depois só tinha cerveja quente, ainda provei uma San Miguel antes dos shots de Kamikaze. A noite foi muito boa, como quase toda a banda estava lá, perguntamos se podíamos levar um som e o pessoal da casa liberou. Subimos eu, Kristin(vocal e baixo), John(bateria) e James(vocal e teclado), a noite foi completa, sem falar que é tudo muito barato.
Apesar da noite ter rolado quase até de manhã, na terça-feira acordei às 10h e saímos pra praia. O meio de transporte mais usado são os triciclos, apesar de muito barato faz um barulho irritante, imagina rodar quase toda a cidade num triciclo depois de uma noite no goró? Fomos até Honda Bay pois a idéia inicial era pegar um barco e rodar todas as pequenas ilhas da área, mas como estava com uma fila de espera de no mínimo 1 hora, decidimos ir pras praias locais. A primeira foi a Mamamaya Beach, a água é mais escura e nâo tem faixa de areia. O lugar é muito agradável com vários coqueiros, uma área muito bem cuidada e várias cabanas de palha, inclusive na água. Depois fomos pra White Beach, mais perto do centro onde encontramos com mais outra galera e ficamos até a hora de voltar. Essa praia estava cheia, muita família, criançada e o preço das bebidas... ridiculamente barato!!! Tipo uma coca-cola por 15 pesos filipinos(U$0,30), cerveja por 35 pesos e uma garrafa de Tanduay Rhum (rum original das Filipinas) de 375ml. por 40 pesos...menos de 1 dólar!!!!!! Comi um peixe fresco cozido e com um tempero excelente. O mais impressionante de tudo foi que atravessamos quase toda a cidade de Puerto Princesa num triciclo, o motorista ainda esperava pela gente em todos os lugares e cada um pagou 300 pesos...U$6,50. Mas passando por várias partes, pode-se ver que a maior parte da população é pobre, ou seja, nessa primeira vez que Puerto Princesa recebeu um navio desse porte, foram 2 dias inesquecíveis na vida dessa gente... e da nossa também.
Dia 16 de abril chegamos em Manila, capital das Filipinas. Foi um dia de festa pois grande parte de quem trabalha no navio é filipino e muitos moram em Manila. Saí às 9h com a Deniece(SPA) pois marcamos de encontrar com a Joanne, uma amiga filipina que conheci no Maasdam e mora em Manila, e ela veio nos buscar de carro pra rodar pela cidade. Além do calor absurdo, o trânsito dessa cidade é um inferno! Primeiro fomos no Fort Santiago e na Cathedral. Depois atravessamos a cidade e paramos num shopping em Makati onde tem o Hard Rock Cafe e vários restaurantes como o Outback e o TGI Friday's. Na volta fomos pro Mall of Asia, o terceiro maior shopping da Asia. O shopping é muito grande, ficamos lá umas 3 horas e não andamos nem metade. Almoçamos no Racks, um restaurante local com boa comida por um valor ridículamente barato. Na volta pro navio tinha um stand no terminal onde estavam vendendo camisetas com o nome de todo crew, claro que garanti a minha. A passagem pelas Filipinas foi uma festa, foi impressionante a reciptividade do povo local.

No comments: