Search This Blog

Wednesday, December 23, 2009

AMERICA CENTRAL

Cheguei na América Central da melhor maneira possível, atravessando o Canal do Panamá no dia 12 de dezembro. Ficamos ancorados 1 dia em Gatún Lake no Panamá, onde só passageiros do navio puderam sair pra fazer alguma tour. Mas o melhor e o mais esperado por todos era assistir a travessia do canal. Impressionante a idéia de transferir água e com isso fazer um navio gigante como este alcançar outro nível d'água. No dia 13 atravessamos de volta pro Oceano Pacífico.

No dia 15 paramos em Puerto Caldera na Costa Rica. O porto fica afastado das grandes cidades, por isso eu e Janel decidimos fazer um passeio ecológico no Parque Nacional Carara e voltar pro navio.

Dia 16 paramos em Corinto na Nicaragua. Demos uma volta pela pobre cidade, a qual me lembrou várias cidades do interior do Brasil. O meio de transporte mais usado é o triciclo, uma bicicleta com uma cabine para 2 pessoas. Pagamos 1 dollar cada para ir até a praia. O nosso motorista Oscar pedalou 8 quarteirões ida e volta por apenas U$4.00 e ainda ficou tão satisfeito que nos esperou por 2 horas enquanto curtimos a praia no restaurante em frente, onde comi o melhor chicken cordoun blue da minha vida, simplesmente delicioso!!!! Claro não deixamos de provar a VICTORIA, cerveja local.

No dia 17 foi a vez da Guatemala, onde paramos em Puerto Quetzal e fizemos uma tour onde fomos até Iztapa, primeira cidade descoberta na América Central. A tour foi exclusiva pra mim e a Janel, era só nós na van com o motorista e 2 guias locais muito simpáticas. Paramos numa barraca de rua conhecida pela melhor tortilla da cidade e ainda colocamos a mão na massa. Fomos até o centro da pequena cidade, demos uma volta e conhecemos a praia local com areia preta por causa dos vulcões. E ainda conhecemos e vimos um cidadão local que vende sucos que ele inventa e prepara ultilizando o chassi e o motor de um carro velho. Visitamos uma área de pesca onde eles pescam tubarões, cortam como bacalhau, deixam no sol com sal durante um tempo e depois vendem para mercados ou particular, e ainda aproveitam a pele para fazer roupa. No final da tour antes de voltar pro navio paramos no restaurante El Capitan que fica de frente pro mar e provamos a cerveja local GALLO.
Antes de voltar pro navio eu e Janel ficamos pela área do porto onde tinham várias barracas vendendo produtos e artesanatos locais. Claro que ela ficou circulando e fazendo compras e eu fiquei no bar onde provei a outra cerveja local, DORADA.
Para quem ouviu falar que não tinha nada interessante pra fazer na Guatemala, foi o melhor dos 3 portos e muita cultura local, onde quase todo o povo é descendente dos mayas.

No comments: